PERMEABILIDADE INTESTINAL...VOCÊ SABE O QUÊ É ISSO?
Muitas pessoas hoje recorrem a médicos pelos mais variados sintomas crônicos,tais como enxaquecas,alergias,dores reumáticas,doenças autoimunes como artrite reumatóide,Lúpus,ou com quadro de muito cansaço,depressão e muitos outros achaques e nem imaginam que a verdadeira causa pode estar no aumento da permeabilidade intestinal também conhecida por disbiose intestinal. A disbiose intestinal é o desequilíbrio da flora que povoa nossos intestinos. Existe nos intestinos um tipo de bactérias intestinais denominadas de Colibacilos e outro grupo chamado de Acidófilos,sendo as primeiras consideradas más bactérias e as outras de boas bactérias...Na verdade não existe más bactérias,pois se elas estiverem em equilíbrio com as boas,elas também são importantes para o perfeito funcionamento dos intestinos,com reflexos positivos em todo o organismo.
O ideal seria manter o intestino com 80-85% de acidófilos(boas bactérias) e com apenas 15-20% de colibacilos(más bactérias), porém quando se faz um exame laboratorial, muitas vezes o resultado é totalmente o inverso. E isto pode ser considerado como uma disbiose intestinal. Este quadro provoca um aumento da permeabilidade intestinal,facilitando a passagem direta para a corrente sanguínea e linfática de macromoléculas que acarretarão alterações na bioquímica do sangue, favorecendo o aparecimento de situações clinicas que desencadeiam todos os sintomas à cima referidos.
Mas quais são as causas deste desequilíbrio da flora intestinal e que provocam este aumento da permeabilidade intestinal? São várias. Mas entre elas,destacamos o alto consumo de cereais refinados e a falta de fibras na dieta,principalmente de fibras solúveis,encontradas geralmente nas frutas e vegetais.Igualmente, ressaltamos o consumo de leite e seus derivados como fator que predispõe a essa situação. Também o uso de antibióticos, remédios à base de Cortisonas, anticoncepcionais. E ainda certas situações de estresse emocional prolongado. Tudo isso combinado,acaba por romper esta importante barreira de proteção de nossos intestinos que é a IMPERMEABILIDADE intestinal, deixando as paredes intestinais vulneráveis para deixar escapar toxinas e substâncias que não deveriam sair fora do ambiente intestinal.
Pela iridologia,esta condição intestinal é facilmente detectada por várias maneiras...Quando se percebe uma íris com muitos raios solares,isso indica um intestino com muitos condutos de toxinas que extravasam a parede intestinal e vão se depositando nos tecidos dos órgãos para onde apontam os raios solaris...Também quando na íris não se consegue visualizar bem a Trança do Sistema Nervoso Autônomo ou Colarete,ou ainda quando há muitos rompimentos nesta trança,é forte indicativo também do rompimento da barreira intestinal,com seus reflexos no escurecimento das áreas representativas situadas dentro da zona ciliar,fora da zona gastrointestinal. Vejam os exemplos nas imagens em meu site pessoal:www.projetoplatano.com.br.
Para a solução desta disfunção, há necessidade de uma mudança nos hábitos alimentares e estilo de vida em geral. Começar com a introdução de fibras tanto solúveis quanto insolúveis,encontradas nos cereais integrais,frutas,de preferência com casca, legumes e vegetais crus,principalmente os bem clorofilados. Ainda destacamos a importância do Iogurte natural, do Kefir e quando necessários, da administração de acidófilos via oral. Depois de uma boa avaliação e anamnese, pode ser escolhido o tratamento mais indicado para cada caso.E os resultados positivos na saúde com o desaparecimento de muitos sintomas que perturbam o organismo,tais como dores,desconforto abdominal,dores de cabeça,nas articulações,alergias cutâneas e respiratórias,depressão,obesidades e até síndromes do pânico e outras psicoses,conforme afirmam os Drs Michel Gerson em seu livro o Segundo Cérebro,e o Dr Helion Póvoa no seu livro O Cérebro Desconhecido e ainda o Dr Tiago Almeida em seu livro: Colonterapia: Reeducação alimentar,Desintoxicação,Rejuvenescimento. Vale a pena conferir nestes livros.